Como e onde investir com segurança na renda fixa? O que devo saber?

Finanças Pessoais Investimentos Previdência Privada

Escrito por Jusivaldo Almeida, 02/10/2018

Como e onde investir com segurança na renda fixa? O que devo saber?

Ao longo dos últimos anos, venho treinando pessoas a lidar com a gestão de suas finanças pessoais, seus objetivos e sonhos financeiros, para se tornarem investidores conscientes, mesmo com pouco dinheiro. Nos cursos, palestras e atendimentos individuais, as questões dos participantes costumam se repetir: Jusivaldo, para investir é preciso ter muito dinheiro? Guardo dinheiro na poupança porque é mais segura! Não sei avaliar os tipos de investimento e os riscos de cada um!  

Creio que você ou alguém do seu grupo de relacionamento também possa pensar dessa forma. É aqui que começa o grande problema quando alguém quer sair da condição de poupador para a de um investidor consciente e de sucesso. O medo paralisa a pessoa na busca de investimentos que superem a correção da poupança e entreguem rentabilidade acima da inflação e com risco aceitáveis.

Nesse contexto, posso afirmar a você que o início de tudo é ter sonhos, saber quanto eles custam e quando deseja realizá-los. Enfim, você precisa definir seus objetivos financeiros, dessa forma poderá criar uma estratégia eficiente para aplicar seus recursos mês a mês. Pode ser compra de carro, pagamento da faculdade, do seu imóvel, da viagem dos sonhos, poupança para reserva estratégica e até para aposentadoria sustentável. É essa Estratégia de Investimentos que descrevo neste passo a passo.

Passo 1: Seja um Investidor Consciente

Sempre digo que o mais importante é ter uma estratégia de investimentos alinhada aos seus sonhos e objetivos financeiros, e que ao analisar o retorno dos investimentos você se preocupe com as rentabilidades líquidas, que devem ficar acima da inflação. Conseguir bons rendimentos sempre está em nossa cabeça, por isso precisamos conhecer o investimento e o risco que podemos correr. Para mim, o mais importante é você saber que, para investir de maneira consciente, você deve iniciar pela Reserva Estratégica.

Passo 2: O que é Reserva Estratégica

Essa reserva serve para você se prevenir de situações inesperadas no cotidiano, por exemplo: ficar desempregado, uma doença em família, uma viagem ou um casamento inesperado, um estudo, uma batida de carro, servindo também como um fundo para quitar as contas de início do ano, como IPTU, IPVA, seguros, despesas escolares, entre outras situações. Ter o dinheiro reservado dará mais tranquilidade a você nesses momentos da vida.

Passo 3: Invista a Reserva Estratégica

Lembre-se do propósito dessa reserva estratégica e faça investimentos com as seguintes premissas: que sejam de fácil acesso, que tenham boa liquidez, que sejam de curto prazo e com perfil mais conservador. Os títulos públicos e fundos de investimentos de renda fixa podem oferecer oportunidades com essas características.

Passo 4: Pense no seu modelo de aposentadoria

Até aqui, já vimos a importância de ser previdente e de investir a reserva estratégica de curto prazo de maneira conservadora. Agora, temos que tratar da situação previsível da aposentadoria. A depender do seu padrão de vida, a previdência pública (INSS) nunca será suficiente. Alguns estudos mostram que a reserva para esse momento da vida deveria proporcionar algo próximo de 60% a 80% de seu padrão de vida atual, projetado para a idade em que espera se aposentar. Mas lembre-se de que a expectativa de vida no Brasil e no mundo vem aumentando, de modo que você poderá viver até 100 anos. Logo, precisa de mais capital, inclusive para cobertura de gastos com saúde. E assim chegamos aos investimentos de longo prazo. Para esse momento da vida, você deve ter um objetivo claro da idade e do valor desejado para início da aposentadoria. Igualmente importante é estimar os gastos essenciais para sua sobrevivência e pensar se terá outros patrimônios que possam gerar renda, como aluguel de imóvel etc. O fato é que a aposentadoria deve ser planejada desde cedo, com aportes mensais, por um longo período de tempo, para que no futuro você não precise fazer aportes de grande valor para chegar ao mesmo patrimônio no início da aposentadoria.

Passo 5: Invista para aposentadoria

Para montar o seu pé de meia para a aposentadoria com pouco dinheiro, você sempre terá boas opções de aplicação nos setores público e privado. Se você não está em uma empresa que ofereça o benefício da previdência complementar, que irá gerar uma renda passiva no futuro, você poderá buscar alternativas em bancos e seguradoras. Procure opções que possam render acima da inflação, dessa forma seu patrimônio não irá desvalorizar com o passar dos anos. Para estes casos existirão aplicações em Títulos Públicos e Fundos de Previdência Privada, mas atenção neste segundo caso que as taxas de administração e carregamento podem comer grande parte da rentabilidade entregue para você. Clique aqui e saiba mais sobre a previdência complementar.

Passo 6: Investimentos que podem aumentar sua renda passiva

Bem, até aqui já protegemos e criamos estratégias para você investir a reserva estratégica e a reserva para aposentadoria. Agora vamos entender como aumentar a renda passiva. Essa renda tem por objetivo complementar ou suprir a renda ativa gerada com seu trabalho na vida laboral ou na falta dela. Essa renda também pode proporcionar o bem-estar financeiro que lhe permita, por exemplo, ficar um tempo investindo em estudos, viagens, troca de moradia ou mudança de emprego. Ou seja, renda extra para investimento com retorno garantido em você a médio prazo, com maior risco e possibilidade de maiores retornos e com boas garantias. Nesse caso, sempre indico estratégias mistas nos segmentos público e privado, com papéis pós e pré-fixados, como CDB, LCI, LCA e Fundos de Investimento.

Estes foram os 6 passos para você pensar como poderia montar sua estratégia de investimentos de curto, médio e longo prazo, lembrando que ela pode mudar de acordo com os sonhos, perfil de investidor e objetivos de cada indivíduo.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e inscreva-se no meu canal Dinheiro & Futuro. Dessa forma você estará ajudando a disseminar a cultura de finanças e previdência para todos.

Agora gostaria de fazer um convite especial a você. Em novembro, ministrarei o curso “Bem-Estar Financeiro e Investimentos para os Sonhos”, uma realização da JSANTOS Consultores e do blog e canal DINHEIRO & FUTURO. O curso destina-se a todos os que desejam mudar seus hábitos financeiros e investir com sabedoria, por meio de atividades práticas e técnicas passo a passo. Não requer conhecimentos do mercado financeiro.  Se deseja saber mais, .

Não esqueça! “Cuide bem do seu dinheiro, pois um dia ele cuidará de você”. Jusivaldo Almeida

Sobre o Autor:

Jusivaldo Almeida dos Santos é sócio-fundador da JSantos Consultores, consultoria especializada em fundos de pensão, Coach Financeiro e Previdenciário, Contador, Conferencista, Escritor, professor convidado de curso de pós-graduação na USP-SP, instrutor da Universidade Corporativa UNISINCOR em disciplina de Finanças Pessoais. É vice-presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e Consultor e Conselheiro de fundos de pensão. Mestrando em Educação Financeira pela FCU –  Florida Christian University – EUA, com pós-graduação em Educação e Coaching Financeiro, especialista em Ciências Comportamentais, Atuariais e Comunicação. Profissional do segmento de previdência complementar há 24 anos. É ainda mentor e editor do blog e canal no YouTube “Dinheiro & Futuro”, com foco em finanças e previdência. É fonte de informações e concede entrevistas a programas jornalísticos como “Jornal da BAND”, “Jornal da RECORD”, “Jornal a TRIBUNA de SANTOS e Jornal ESTADÃO de São Paulo” e jornais e anuários de grandes fundos de pensão do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou de nossa publicação?

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do site diretamento no seu email!

Sobre Nós

Dinheiro & Futuro

O Blog e canal Dinheiro & Futuro é uma iniciativa da JSANTOS Consultores Associados, fundada pelo educador financeiro e previdenciário Jusivaldo Almeida.

Redes Sociais

Indicadores Financeiros

PerfisFev/19ANO12 Meses36 Meses
IPCA (inflação)0,43%0,32%3,89%11,93%
CDI (bruto)0,49%1,62%6,41%32,01%
IBOVESPA (Bolsa de Valores)-1,86%8,76%11,99%123,38%
Poupança0,37%0,74%4,59%20,21%