Fundo de Pensão | Vale a pena resgatar as contribuições da previdência privada?

Previdência Privada

Escrito por Jusivaldo Almeida, 27/11/2018

Os institutos previdenciários, são alternativas que os Participantes de Fundos de Pensão têm quando se desligam da empresa patrocinadora, permitindo o acesso ao fundo de pensão. De forma resumida, há quatro institutos: – o benefício proporcional diferido; – a portabilidade; – o autopatrocínio e; por último – o resgate e, por fim; Hoje o Educador Financeiro e Previdenciário irá tratar do resgate, na prática: Você pode efetuar o saque do valor rentabilizado das suas contribuições e abre mão do saldo de conta depositado pelo patrocinador. É importante lembrar que o resgate, na maioria dos planos*, é feito apenas do saldo contribuído pelo participante e, desta forma, o participante não tem direito ao saque da quantia que o patrocinador depositou durante o período de contribuição. Vale lembrar também que incidirá Imposto de Renda ao sacar o saldo em conta. *Consulte o regulamento do plano para conferir como é o resgate na sua Entidade.

Sobre o Autor:

Jusivaldo Almeida dos Santos é sócio-fundador da JSantos Consultores, consultoria especializada em fundos de pensão, Coach Financeiro e Previdenciário, Contador, Conferencista, Escritor, professor convidado de curso de pós-graduação na USP-SP, instrutor da Universidade Corporativa UNISINCOR em disciplina de Finanças Pessoais. É vice-presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e Consultor e Conselheiro de fundos de pensão. Mestrando em Educação Financeira pela FCU –  Florida Christian University – EUA, com pós-graduação em Educação e Coaching Financeiro, especialista em Ciências Comportamentais, Atuariais e Comunicação. Profissional do segmento de previdência complementar há 24 anos. É ainda mentor e editor do blog e canal no YouTube “Dinheiro & Futuro”, com foco em finanças e previdência. É fonte de informações e concede entrevistas a programas jornalísticos como “Jornal da BAND”, “Jornal da RECORD”, “Jornal a TRIBUNA de SANTOS e Jornal ESTADÃO de São Paulo” e jornais e anuários de grandes fundos de pensão do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou de nossa publicação?

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do site diretamento no seu email!

Sobre Nós

Dinheiro & Futuro

O Blog e canal Dinheiro & Futuro é uma iniciativa da JSANTOS Consultores Associados, fundada pelo educador financeiro e previdenciário Jusivaldo Almeida.

Redes Sociais

Indicadores Financeiros

PerfisMar/19ANO12 Meses36 Meses
IPCA (inflação)0,75%1,51%4,58%12,29%
CDI (bruto)0,47%1,51%6,34%31,15%
IBOVESPA (Bolsa de Valores)-0,18%8,56%11,77%90,62%
Poupança0,37%1,12%4,55%19,81%