Quanto custa casar? Como se planejar financeiramente para não levar dívidas para a vida a dois?

Educação Financeira Finanças Pessoais

Escrito por Jusivaldo Almeida, 17/05/2018

Para que o casamento ocorra de maneira tranquila, os noivos devem se preparar entre um e dois anos antes do grande dia. O planejamento financeiro é um fator essencial. Quanto maior a antecedência, maiores serão as economias. Para que os noivos saibam o valor estimado dos preparativos do casamento, devem desconsiderar ajudas financeiras dos pais ou padrinhos.

O primeiro passo é estabelecer a data da cerimônia. A partir daí surge a primeira e mais importante missão do casal, que é criar uma planilha para orçamento e despesas e outra de check-list com todos os preparativos, como bufê, igreja, decoração, música, vestido, lua de mel, compra ou aluguel do novo endereço residencial, mobília, entre outras questões indispensáveis.

A seguir passo algumas orientações de como economizar para esse dia memorável. Vamos lá:

Convidados: Façam sua lista de convidados logo após o noivado. Ela será fundamental para o cerimonial e, principalmente, nos serviços de cotação de bufê, salão e igreja. Sejam práticos e cotem no mínimo três desses serviços. Pesquisar bem é a primeira maneira de valorizar seu bolso e economizar para outros serviços que serão necessários.

Contratação do bufê: Este é o principal custo da sua planilha. Por isso pesquisem bem e fecharão um ótimo negócio. Mas lembrem-se de pedir informações e peçam para visitar um ou mais eventos promovidos por eles. Não paguem tudo de forma muito antecipada, mas tenham dinheiro reservado para pagar no dia seguinte à sua festa.

Decoração da igreja: Caso seja possível, dividam os custos com outros casais que irão se casar no mesmo dia, farão uma boa economia. Evitem pedir flores fora da estação, que custam três vezes mais. Peçam arranjos com as flores da estação, com certeza bem mais em conta.

Cerimônia e atraso: Outra forma de economizar é não casar nos meses de maio, setembro e dezembro, que são superconcorridos. Se a noiva é daquelas que se atrasa nos eventos, cuidado! Atrasar no seu casamento pode ser deselegante e sair caro. Veja o contrato da igreja, que pode incluir uma multa, e aí se vai mais um dinheirinho extra!

Música ao vivo ou mecânica: Escolham a mecânica. A tecnologia atual permite que apenas dois profissionais deixem o ambiente da igreja bem harmonioso, seja ela grande ou pequena. Se optarem pela música ao vivo, escolham aquelas que não necessitem vários componentes, pois isso sai muito caro.

Convites e assessoria para organizar o casamento: Se vocês estão preparando seu casamento com antecedência, podem dispensar a assessoria profissional, que não é barata, e pedir aos padrinhos e familiares. Quanto a convites e confirmação de presença, já existem sites especializados para ajudá-los nessa área. É mais barato e vocês se mantêm conectados com a maioria dos convidados.

Vestido da noiva: Economizar nessa hora, sem chance, quero o melhor! Não deixem a emoção enganar a noiva, mesmo que o custo seja dela. Usem o bom senso para não se arrependerem depois. 

A famosa viagem dos noivos: Quanto custará? Essa viagem é diferente daquelas que fizeram a passeio. A pergunta aqui é quanto poderão investir na viagem. Será no Brasil ou para o exterior? Em que época, verão ou inverno? Como nos demais casos, vale pesquisar. Mas, em linhas gerais, optar por um pacote turístico lhes trará redução de gastos e ganho de alguns benefícios. E não se esqueçam de dizer – estamos em lua de mel.

A lista completa tem muitos outros itens, mas foram citados aqueles que representam o maior peso no orçamento. Após o casal somar a compra de alianças, dia da noiva(o), enxoval e mobília, terá uma boa noção de quanto custará o casamento. E poderá, a partir daí, fazer suas economias mensais para contratar serviços e produtos que caibam no orçamento dos dois, sem esquecer o investimento no imóvel, seja ele próprio ou alugado. Dessa forma, é possível casar sem tirar os pés do chão, e sem comprometer a vida financeira dos recém-casados nos primeiros anos da vida a dois.

Planejamento é a palavra chave! Abaixo irei te ajudar a constituir o planejamento financeiro para o seu casamento. Vamos lá:

Planilha no Excel: Esta deve ser a primeira coisa que precisa para organizar tudo. Se você não tem esta habilidade ainda, utilize a nossa que já está pronta e contém todos os possíveis itens de um casamento.

Boa sorte!

Contatar o autor: 

Sobre o Autor:

Jusivaldo Almeida dos Santos é sócio-fundador da JSantos Consultores, consultoria especializada em fundos de pensão, Coach Financeiro e Previdenciário, Contador, Conferencista, Escritor, professor convidado de curso de pós-graduação na USP-SP, instrutor da Universidade Corporativa UNISINCOR em disciplina de Finanças Pessoais. É vice-presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e Consultor e Conselheiro de fundos de pensão. Mestrando em Educação Financeira pela FCU –  Florida Christian University – EUA, com pós-graduação em Educação e Coaching Financeiro, especialista em Ciências Comportamentais, Atuariais e Comunicação. Profissional do segmento de previdência complementar há 24 anos. É ainda mentor e editor do blog e canal no YouTube “Dinheiro & Futuro”, com foco em finanças e previdência. É fonte de informações e concede entrevistas a programas jornalísticos como “Jornal da BAND”, “Jornal da RECORD”, “Jornal a TRIBUNA de SANTOS e Jornal ESTADÃO de São Paulo” e jornais e anuários de grandes fundos de pensão do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou de nossa publicação?

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do site diretamento no seu email!

Sobre Nós


Dinheiro & Futuro

O Blog e canal Dinheiro & Futuro é uma iniciativa da JSANTOS Consultores, fundada pelo especialista em educação financeira e previdência privada Jusivaldo Almeida.

Redes Sociais

Indicadores Financeiros

PerfisSet/20ANO12 Meses36 Meses
IPCA (inflação)0,64%1,34%3,14%10,92%
CDI (bruto)0,16%2,29%3,56%17,39%
IBOVESPA (Bolsa de Valores)-4,80%-18,20%-9,68%27,34%
Poupança0,12%1,76%2,67%12,47%